.Sessão da Tarde/ Cinema em Casa. – 10 filmes de Aventura

A gente era feliz e não sabia…

Passar a tarde em casa assistindo os filmes mais legais (ou bizarros) nos canais de TV Aberta foi um formador de caráter definitivo para uma geração inteira. Todo mundo que viveu durante os anos 80, 90 e comecinho dos anos 2000, no Brasil, deve ter tido essa experiência. E quem não viveu, deveria ter a chance de conhecer cada um desses filmes!

O filmes se repetiam muito (é verdade!), alguns não eram para o público infantil (fato!), mas grande parte deles valorizavam a imaginação, a infância e a força da amizade. Pensando bem, deu pra aprender um monte de coisas legais com eles enquanto a gente passava o tempo.

Essa é só a primeira lista de muitas, e vai ser do meu gênero preferido até hoje: Aventura! E, pode acreditar, revê-los com nosso olhar adulto é bem divertido e nostalgicamente bom!

  • ET – O Extraterrestre (E.T. The Extra-Terrestrial)Resultado de imagem para et capa

    – 1982
    Direção: Steven Spielberg

Sinopse: Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente, surge entre os dois uma forte amizade.

Dá pra ver a Drew Barrymore bem novinha! E um dos melhores filmes de todos os tempos, acho.

  • GremlinsResultado de imagem para gremlins filme

    – 1984
    Direção: Joe Dante

Sinopse: Rand Peltzer (Hoyt Axton) é um “inventor” que, ao tentar dar um presente natalino único para seu filho, Billy Peltzer (Zach Galligan), compra em Chinatown um Mogwai, um ser aparentemente gracioso. Mas o dono, um velho chinês, não queria vendê-lo por dinheiro nenhum, pois ter um Mogwai envolve muitas responsabilidades. Entretanto, o neto do ancião o vende por duzentos dólares e diz as regras essências para ter um Mogwai: nunca colocá-lo diante de uma luz forte e muito menos na luz solar, que pode matá-lo; nunca molhá-lo e, a regra principal, nunca o alimente após a meia-noite, mesmo que ele chore ou implore. Rand ouve o aviso sem dar a devida importância e leva o Mogwai para sua casa em Kingston Falls, uma pequena cidade. Paralelamente, Billy trabalha como caixa de banco e sofre com as exigências de Ruby Deagle (Polly Holiday), uma cliente igualmente rica e antipática. Além disto tem de aturar o pedante Gerald (Judge Reinhold), que quer usar sua posição para conquistar Kate Beringer (Phoebe Cates), a namorada de Billy. Quando Billy recebe o presente fica maravilhado, mas as regras não são respeitadas. Assim, quando é molhado o Mogwai se multiplica assustadoramente e, alimentados após a meia-noite, se tornam criaturas más, que aterrorizam a cidade.

Pode ser colocado também na lista dos bizarros! E foi produzido por Steven Spielberg!

  • Caça Fantasmas (Ghostbusters)Resultado de imagem para ghostbusters 1984 poster

    – 1984
    Direção: Ivan Reitman

Sinopse: Em Nova York Peter Venkman (Bill Murray), Ray Stantz (Dan Aykroyd) e Egon Spengler (Harold Ramis) são três cientistas do departamento de psicologia da Columbia University, que se dedicam ao estudo de casos paranormais. Quando a subvenção termina eles são despedidos e Venkman sugere que abram um negócio próprio, a exterminadora de fantasmas “Ghostbusters”. Inicialmente eles só têm despesas e nenhum cliente, mas eis que surge Dana Barrett (Sigourney Weaver), uma violoncelista que teve uma experiência assustadora em seu apartamento.

A versão de 2016, de Paul Feig, é bem divertida, mas não dá pra comparar com um elenco que tem Bill Murray e Sigourney Weaver, né? E a música é um clássico dos clássicos das trilhas sonoras que fez um sucesso danado! Ghostbusters!

  • A História sem Fim (Die unendliche Geschichte)Resultado de imagem para a história sem fim

    1984
    Direção: Wolfgang Petersen

Sinopse: Bastian (Barret Oliver) é um garoto que usa sua imaginação como refúgio dos problemas do dia-a-dia, como as provas do colégio, as brigas na escola e a perda de sua mãe. Um dia, após se livrar de alguns garotos que insistem em atormentá-lo, ele entra em uma livraria. Lá o proprietário mostra um antigo livro, chamado A História Sem Fim, o qual classifica como perigoso. O alerta atiça a curiosidade de Bastian, que pega o livro emprestado sem ser percebido. A leitura o transporta para o mundo de Fantasia, um lugar que espera desesperadamente a chegada de um herói. A imperatriz local (Tami Stronach) está morrendo e, junto com ela, o mundo em que vive é aos poucos devorado pelo feroz Nada. A única esperança é Atreyu (Noah Hathaway), que busca a cura para a doença da imperatriz com a ajuda de Bastian.

É um filme da Alemanha Ocidental! Talvez esse seja o filme que mais passou no Cinema em Casa do SBT, e tenho certeza que muitas pessoas assistiram, como eu, uma dezena de vezes e se emocionou em todas elas.

  • De volta para o Futuro (Back to the Future)Resultado de imagem para de volta para o futuro poster

    1985
    Direção: Robert Zemeckis

Sinopse: Um jovem (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais.

…das poucas trilogias que valem a pena do começo ao fim! Pode acreditar!

  • Beetlejuice – Os Fantasmas se DivertemResultado de imagem para beetlejuice

    1988
    Direção: Tim Burton

Sinopse: Após morrerem quando o carro deles cai em um rio, Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) se vêem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra, pois antes que possam ganhar suas asas têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos cinqüenta anos. A paz é rompida quando Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O’Hara), um casal de novos-ricos, compra a casa. Mas os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os compradores acaba em fracasso. E se o casal não fica apavorado, Lydia Deitz (Winona Ryder), a excêntrica e dark filha deles, pode ver e falar com Barbara e Adam, que contratam os serviços de um Beetlejuice (Michael Keaton), um “bio-exorcista”, para apavorar os moradores, apesar de sentirem simpatia por Lydia. Mas logo a situação foge do controle.

A direção é do Tim Burton. BeetleJuice é maravilhoso e sua roupa é um clássico dos carnavais indies e dos Halloweens. E dá só uma olhada nos nomes dos atores!

  • Mestres do universo (Masters of the Universe)Resultado de imagem para masters of the universe poster

    1988
    Direção: Gary Goddard

Sinopse: Esqueleto (Frank Langella) conseguiu invadir o castelo Grayskull e fez a Feiticeira (Christina Pickles) como sua prisioneira. Sua intenção é drenar sua força de forma a obter os poderes de Grayskull. He-Man (Dolph Lundgren), o homem mais forte do universo, e seus amigos Duncan (Jon Cypher), Teela (Chelsea Field) e Gwildor (Billy Barty) acidentalmente foram enviados à Terra pela chave cósmica, uma invenção de Gwildor que permite a abertura de portais entre quaisquer pontos da galáxia. Desejando ter em mãos este objeto, que o ajudará a conquistar o universo, Esqueleto resolve vir à Terra para encontrá-lo. Só que a chave cósmica agora está com Julie Winston (Courteney Cox) e seu namorado Kevin (Robert Duncan McNeill), que não sabem que a Terra está prestes a se tornar palco de uma batalha cósmica.

He-man, Grayskull e Esqueleto – se isso não é o suficiente pra ser divertido, então eu não sei o que é.

  • A Ilha da Garganta Cortada (Cutthroat Island)Resultado de imagem para a ilha da garganta cortada poster

    1995
    Direção: Renny Harlin

Sinopse: O mapa de um fabuloso tesouro pirata enterrado foi cortado em três partes por um velho bucaneiro e dividido entre seus três filhos. Vários anos depois, na segunda metade do século XVII, um deste filhos, passa a sua parte no mapa (que estava desenhada no seu couro cabeludo) para a sua filha (Geena Davis), uma sexy aventureira que lutava tão bem quanto qualquer homem e tinha sua cabeça posta a prêmio. Auxiliada por sua tripulação, ela decide então encontrar o tesouro e o navio do seu pai, que agora são dela. Porém, sua parte no mapa está em latim, assim ela decide comprar um prisioneiro (Matthew Modine) que será vendido como escravo, para ajudá-la na tradução. Mas se ela ambiciona conseguir o tesouro outros também têm a mesma idéia e ela passa a se defrontar com diversos inimigos (inclusive o governador), e só pode ter como aliados alguns membros da tripulação e seu escravo.

Dois nomes: Michael Douglas e Geena Davis. Apenas! E é meu filme preferido dessa lista e de muitas outras. A primeira mulher do cinema a me inspirar, sem dúvida.

  • Abracadabra (Hocus Pocus)Resultado de imagem para hocus pocus poster

    1993
    Direção: Kenny Ortega

Sinopse: Winnie (Bette Midler), Sarah (Sarah Jessica Parker) e Mary (Kathy Najimy) são três bruxas do século XVII, que chegam ao século XX após seus espíritos serem evocados no Dia das Bruxas. Banidas há 300 anos devido à prática de feitiçaria, elas estão dispostas a tudo para garantir sua juventude e imortalidade. Porém precisarão enfrentar três crianças e um gato falante, que podem atrapalhar seus planos.

Bette Midler e Sarah Jessica Parker sendo as bruxas menos assustadoras da história das bruxas no cinema. Tempos áureos da Disney!

  • JumanjiResultado de imagem para jumanji poster

    1995
    Direção: Joe Johnson

Sinopse: Em 1869, dois garotos apavorados enterram um baú e, cem anos depois, o filho de um empresário descobre que dentro dele há um jogo chamado Jumanji. Quando começa a jogar com uma amiga, ele logo é penalizado a ficar na floresta até que alguém tire cinco ou oito. Como na jogada seguinte ela é atacada por morcegos, em virtude de seu posicionamento no tabuleiro, o jogo é interrompido e ele imediatamente fica preso dentro de Jumanji. Mas, vinte e seis anos depois, duas crianças começam a jogar e uma acaba libertando-o. Porém, a única forma de deixar tudo como antes é terminar a partida, mas para isto é preciso achar a participante da partida de 1969. Juntos eles enfrentam perigos, que surgem a cada jogada, e enquanto o jogo se desenrola a cidade se transforma em um caos, pois animais selvagens, plantas assassinas e até um caçador de pessoas saem do tabuleiro e vão permanecer enquanto o jogo não findar.

O filme tem a Kirsten Dunst muito antes de ser essa Kirsten Dunst que a gente conhece.Vai ter remake em breve, mas não consigo nem imaginar um Jumanji sem o Robin Willians.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *